sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Colicas

As colicas chegaram. Acabaram de chegar na verdade.
Com 23 dias de vida e de "presente" de natal.
Vim aqui pesquisar algumas solucoes e achei duas coisas interessantes que acho que vale a pena postar, pois eram apenas as duvidas que eu tinha e nao encontrava resposta em relacao as colicas:

1. Frequencia

São critérios clínicos conhecidos desde o século passado como a regra dos três: duram três horas, ocorrem pelo menos três dias por semana e por três semanas seguidas e desaparecem por volta dos três meses de idade. É, em geral, um choro de “hora certa”, acontecendo, na maioria dos casos, num horário predeterminado no final da tarde e início da noite.         


2. Sintoma de Fome


Pode-se ainda utilizar a chupeta, pois com o quadro de cólica muitos bebês querem sugar com mais freqüência sem que estejam realmente com fome, e a realização da sucção não-nutritiva com a chupeta ajuda a acalmálo, além disso vários estudos comprovaram que durante os movimentos de sucção não-nutritiva ocorre a liberação de substâncias analgésicas como as endorfinas.

Eu estava confundindo com fome, ele, mamando mais do que deveria e regurgitando tudo. Nada como uma chupeta molhada na Funchicoria pra aliviar!


Interessante:

Alguns fatores ligados à mãe têm sido correlacionados ao aparecimento do quadro, como partos complicados, o hábito de fumar, a dieta materna, incluindo vegetais da família das crucíferas (repolho, brócolis), cebola, chocolate, leite de vaca (seria o caso de alergia à proteína do leite de vaca que seria veiculada ao bebê pelo leite materno?) e o estresse. Temperamento da criança, ansiedade dos pais (que pode ser agravada por inexperiência e falta de apoio), depressão materna, personalidade da mãe, problemas na dinâmica familiar são aspectos que já foram levantados e apaixonadamente debatidos.

Ontem e hoje eu estou extremamente cansada, estressada e exausta devido as festas, sera que isso influciou nesta crise de colica?

link pra uma otima materia sobre colicas: http://www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=print&sid=349




Espero que por hoje chega de colicas e ele durma direitinho!

Nenhum comentário: