sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Evolucao e a Hidrocefalia



No dia 18/07 eu comecei a perceber que algo estava errado, que a cabeca do Theo nao estava somente grande porque ele estava magrinho. Mas ainda assim nao achava que pudesse ser algo como hidrocefalia, pois na minha cabeca, hidro as criancas nasciam com ela e nao tinha cura, cada vez mais a cabeca crescia. Ledo engano.
A hidrocefalia pode ser causada por diversos fatores, muitas vezes durante a gravidez um ultrassom ja mostra, e em alguns casos ja se opera o bebe dentro da barriga da mae. Geralmente as criancas com hidro colocam a valvula e vivem normalmente, e os sintomas como vomito, dor de cabeca, incomodo, olhar baixo (olhar de sol poente como os medicos dizem) desaparecem e a crianca cresce normalmente.

A valvula tem um prazo, depois de alguns anos muitas vezes e necessario a troca. Porem a cirurgia eh simples.
Estou escrevendo tudo isso pois passa despercebido para muitos medicos, e uma coisa que aprendi com tudo isso eh que nos maes devemos observar muito nossos filhos. Se o medico dele medisse o PC (perimetro cefalico) dele toda semana quando estavamos indo toda semana pesar ele tinha notado e encaminhado mais rapidamente para uma neuro. E a diferenca foi a seguinte: no dia 23/07/10 o pediatra mediu seu PC e estava 46. Quando Theo internou no dia 27/07 ele estava com 47. Saiu da cirurgia com 46 e chegou a 45 depois que desinchou.
Entao fica ai a dica, vamos observar nossos bebes em cada detalhe, sem medo do medico te achar neurotica, vamos seguir nosso coracao, pois muitas vezes o medico diz que esta tudo bem (como aconteceu da primeira vez q eu disse que o olhinho dele estava assustado demais) mas o nosso coracao diz que nao. Vamos mudar de medico, buscar outras opinioes!

37 comentários:

Juliana disse...

Excelente post!

Muitos médicos não escutam as mães, muitos médicos não aprofundam o diagnóstico por acharem que sabem de tudo, e uitas vezes aprendem juntos com as mães determinadas situações!

Parabéns mamãe!
E seu filhote logo logo estará em casa!
Ju e Clara

Laudiane disse...

Coração de mãe nãos e engana...
Estamos aqui acompanhando tudo e orando a cada dia pela recuperação plena do Theo que conhecemos mesmo que virtualmente desde que ele estava na sua barriga né flor???
Que Deus os cubra sempre de bençãos...
LIndos dias flor
Beijos

Naty disse...

Aline conheci seu blog esses dias e td dia venho aqui n seu cantinho, queria te dizer q vc é uma guerreira q me emocionei muitoooo com a historia d Theo, estou orando por vcs e tdos os dias vcs estao em minhas oraçoes...
Forçaa pra vc q td vai dar certoo

Vanessa Cristina Pereira disse...

Aline tenha fé e força que seu amor de mãe ajudará o Theo a superar todos os obstáculos.

Minha irmã caçula tem microcefalia e acompanhei vários tratamentos dela, hoje ela já está com 28 anos e será sempre a criança que ilumina nossas vidas.

abraços!

Biula disse...

Excelente post! (2)

Como isso acontece, acho que não há mãe que já não tenha passado por esta situação de ser considerada "exagerada" nas preocupações e intuições sobre alguma coisa com os filhos.

Se eu tb não tivesse cismado com o olhinho meio "tortinho" do meu filho e não o tivesse levado ao oftalmologista para verificar, não teríamos tido tempo de salvar a visão dele com uma catarata galopante que não foi percebida pela pediatra nas consultas de rotina e nem foi detectada pela médica super boladona na UTI neonatal quando fez o teste do olhinho logo na primeira semana de vida :(

Os pediatras devem observar os olhinhos do bebê em todas as consultas, esse procedimento simples em consulta mensal de rotina pode evitar demora no diagnóstico de doenças graves, prevenção é tudo!

Graças a Deus, o Espírito te conduziu para a solução exata e para os médicos competentes.

Muitas beijoquinhas para o Theo e para vc,

Katia Nunes disse...

isso mesmo !!! Eu sou bem chata com medico esses dias mesmo achei a cabecinha do Arthu um pouco estranha e fui pesquisar ...nao era nada nao so a formacao dos ossos ...mas nao fiquei sossegada enquanto nao achei ...
as opnioes dos medicos divergem muito ...ai ficamos iguel cegos no meio do tiroteio ....

que bom Que o Theodoro esta melhorndo ...fico cada dia anciosa pra que ele volte pra casa ....acho que quando ele voltar pra casa ele vai ficar bom em um mes ...o amor do lar é muito diferente .....

que a Graca de Deus esteja sobre vcs minha linda

Danny Almeida disse...

Oi Aline, boa tarde!
Conhece seu blog a umas 3 semanas ou menos, pelo blog Alice disse!!
E desde então venho acompanhando sua rotina e claro torcendo muito pelo Theo! Me admira d+ a sua fé e a sua postura diante de cada dia, de cada palavra dos médicos e estou completamente admirada por vc!! E pode acreditar, tenho torcido d+ pela recuperação do Theo. Logo logo ele estará bem pertinho de vc.. podendo ganhar colinhos e carinhos durante várias horas do dia... e não só nos horários de visita de um hospital!!
O post de hj, foi muito bom!! Adorei.. e já fiz muito isso com os meus babys tb!!

Beijokas no core, dos 3!!
Danny Almeida
confusaquemeu.blogspot.com

Madri disse...

Amiga,
Estou acompanhando o Theozinho, e arando muito por ele.
Você tem razão, os médicos são cheios de nos achar neuróticas! Mais se não fossem as mães seriam quem?
Nem sempre os papais tem esse olhar biônico que temos.
Li e lembrei de ti:
" Deus criou as mães para ajudar a cuidar de seus filhos!"
Beijos no coração.
Se precisar é só chamar.
Madri & Bia

Hellen disse...

Querida, é isso aí.

Coração de mãe não se engana. Pergunte, questione, teime... É pelo seu filho.

É por conta dessa sua atenção, que ele está aí hoje: se recuperando, melhorando, progredindo.

Bjs e que Deus continue os abençoando.

Anônimo disse...

Aline
Estou aqui pra dizer que como mãe de duas meninas e grávida pela terceira vez, me sensibilizo com a internação do seu bebê e torço demaisssss pra que tudo dê certo e que vc tenha ele muito em breve no seu lar nos laços profundos de amor da família.
Estou acompanhando vocês.
Boa sorte , um super beijo em vc e no pequeno Theozinho !!

Cris disse...

Aline tenho acompanhado seu blog todos os dias mais nem sempre consigo vim aqui postar.
Vibro com cada evolução do Theo e vendo essas fotos meu Deus como ele já engordou né?! Tenho fé em Deus que o retorno dele para o lar de vocês será maravilhoso.
Beijos,
Cris

Henriquices disse...

impressionante a montagem das fotos! uma pena os médicos não terem te dado ouvidos, assim teriam agido antes, ele nao teria passado por tantos incômodos..

o mais impressionante é que ele já mudou muito nesse menos de 1 mês, tá um graça, super desinchado, os olhos normais!1

Fico na torcida!

beijos
cristina

Anônimo disse...

É isso mesmo Aline, por isso que nascemos mãe, temos toda uma rotina fora de casa e ainda temos olhos pra qualquer coisinha que seja de diferente em nossos filhos, os médicos já não tem essa percepção e as vezes deixam passar o que não poderia. Tenho certeza que todos que passam por aqui já estão mais espertos com os pimpolhos!

Bjos no nosso gatinho que tá ficando bochechudo!

Loana

Elen disse...

Oi linda
Poxa não da pra acreditar que o pediatra nao media o PC.
Graças a Deus Theo tem uma mãe abençoada como vc, e oro todas as noites e tenho a certeza q Theo logo logo estara 100%.
Beijos

crisdir disse...

Aline, conheci a história de vcs hoje!
Que Deus lhes abençoe grandemente, em breve seu filho estará em casa , com vocês! Em nome de Jesus!

Um beijo,

Cris

Valquíria disse...

Muito bom seu post Aline!Até porque muitas vezes a gente acredita tanto nos médicos que muita coisa acaba passando batido!Ainda bem que vc observou seu filhote e deu tudo certo, que bom que a cabeçinha dele voltou ao tamanho normal, estou tão feliz pela recuperação do Theozinho!!!
beijos
Val e Gui

disse...

Super pertinente o seu post.
Então pra q serve a tal Puericultura q se faz mensalmente no bb???
"É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor".
Se vc, mãe, está com seu radar aguçado, achando q seu filhote não tá legal, siga os seus instintos... Não ficou satisfeita com o diagnóstico do médico?? Procura outro, mesmo q vc pareça uma neurótica, faça!!
Um diagnóstico equivocado ou precipitado, pode diminuir as chances de cuidar da real causa do problema. Graças a Deus o problema do Theo foi diagnosticado prematuramente, mas poderia ter sido antes.
Fica a dica não só para as mães, mas à todas as pessoas para q alertem sobre fatos dessa natureza. Eu perdi uma amiga com leucemia e ela vinha sendo tratada havia 2 anos: de gastrite, síndrome do pânico, coluna, hipertensão, até q resolveu procurar um clínico geral e este a encaminhou para um hematologista q descobriu a real doença. Então vejam qto tempo ela perdeu...
Bjos carinhosos, e continuemos nas orações pela cura do Theo.

Gaby disse...

Aline amada,
Vi esses dias no orkut da Rô e entrei p ver sem ter idéia que se tratava do seu Theozinho. Primeiramente me tocou pq vi ele cheio de vida uns meses atras quando fomos fazer as fotos. Que entre uma maquiagem e outra vc parava p dar uma mamada no seu pqno, e eu pude pegar esse fofinho no colo e lotar de beijinhos. E depois fiquei emocionada com sua fé. Sem dúvida Deus ta te usando p aproximar dele inumeras pessoas que se deparam com esse blog( digo isso por mim tbm). Que depois de ler reconheci que meus problemas são quase insignificantes. E que me apróximei do senhor e entrei junto nessa campanha pelo Theozinho...e minha orações são voltadas p que Deus continue confortando seu coração, pela melhora imediata do Theo, claro! E p que vc continue levando multidoes p braços do senhor.
Estou longe, mais quero mto mto poder ajudar de alguma forma...se ainda precisar do leite ou de qq outra coisa fala q sera um prazer ajudar.
Mta força e fé em Deus pq ele escolheu vcs p mostrar p mundo como ele é fiel.
Bjos Gaby

Izabelle Costa disse...

Parabéns pelo post, pela luta e coragem.
Seu menino é lindo e graças a sua atenção vai poder ter uma vida saudável.
Minha prima há mais de 20 anos teve um bebê com hidrocefalia e a história foi bem parecida. Quem "descobriu" foi ela. Hoje o Ricardo está com 21 anos, lindo saudável e feliz.
Mil beijos

Juh Sutti disse...

Concordo Aline!!
As mamães devem sim seguir seu coração, e quando não estiverem confiantes com a posição do médico procurar uma segunda terceira ou quarta opnião!
Deus continue abençoando vcs!
Bjos

Maira disse...

Querida Aline como fico contente em ver que o Théo está reagindo bem e logo com a Graça de Deus estará em casa junto da família.
Muito bom esse seu post, essa troca de informações é maravilhosa e pode ajudar muito alguém que esteja passando pelo mesmo problema, por isso venha sempre compartilhar essa sua vivência conosco.
Bjs. e um ótimo final de semana a todos vcs.

Anônimo disse...

Ola Aline
Acompanho seu blog a mais ou menos 2 meses, sempre quero deixar um recado mas ñ tenho palavras apenas oro por sua familia e creio que o Théo é um testemunho vivo de fé, Deus é nosso refugio e fortaleza sorroco bem presente na angustia.
Que Deus o abençoe e nunca desvia os olhos do nosso Pai.

Sílvia Renata disse...

Oi Aline.
Venho acompanhando seu blog quietinha, mas sempre orando muito pela recuperação do Theo, e hj eu quero agradecer pois vc me ajudou num aspecto. Tenho um bb de 9 meses que desde os 5 meses esta apresentando um desvio na curva de perimetro cefalico, em outras palavras, esta cabeção. Desde o inicio a ped. dele pediu q fizéssemos uma avaliação com uma neuro, eu que estava achando que ela estava exagerando. Procuramos uma segunda opinião e a posição da outra ped. foi a mesma, solicitou uma avaliação e tbm uma ultrassonografia transfontanelar que deu normal. Mesmo assim fomos ate uma neuro e ela disse q ele esta com o desenvolvimento normal mas que por desencargo de consciencia ela queria fazer um eletroencefalograma e repetir a ultrassom. Eu e o pai dele, achamos que não tinha necessidade e ainda não fizemos, mas depois de conhecer sua historia e depois deste post eu agendei p dia 25/08 o eletro e a ultrassom. Devo me preocupar sim, pois antes pecar pelo excesso não é...
Um abraço e que Deus continue abençoando vc e o Theo...

Bete Strøm disse...

Oi Aline,

Eu tenho acompanhado seu blog a mais ou menos duas semanas e tenho crescido muito como ser humano.
Sua experiência nos faz refletir o quanto somos pequenos e o quanto Deus é grande!
Concordo contigo, realmente temos que observar nossos filhos, pois a maioria dos pediatras só pensam em medicar, medicar e medicar.
Não fazem exames clinicos, parece que a cada dia estão mais desatentos, preocupados apenas emm ganhar dinheiro!
Mas graças a DEUS tudo deu certo com seu pequeno e tenho certeza que ele ficará bem!

Bjs no coração!

Jacqueline Braga disse...

excelente post! EU sempre cobro essa medida do meu médico!! o último pediatra que levei não mediu,mas em casa eu medi!! temos mesmo que ir em busca de outras opiniões...acho que preocupação e desconfiança não é demais, é preciso observar e investigar sim!!!
Bjinhus pra vocês,cada evolução do Theo eu fico muito feliz por vocês

flaviauems disse...

Oi Aline, que ótimo seu post, mas é uma pena que só aprendemos algumas coisa na dor. Meu filho teve hidrocefalia e tumor no cérebro, apresentava muito vômito, e a médica tratava sempre como refluxo. Apesar de medir o PC todas a vezes q ia lá, ela nunca falou q estava alterado, e eu mãe de primeira viagem não sabia nem pra que servia aquela medida. Mas como ele com quase três meses era muito molinho e não se firmava, eu exigi que ela fizesse algum exame, e ela 'por desencargo de consciencia'pediu uma ultrasom transfontanela, que diagnosticou a hidrocefalia, depois disso fizemos uma ressonancia magnetica que diagnosticou o tumor, ele foi operado (era um tipo de câncer altamente agressivo), sofreu muito, tive ele comigo durante seis meses, mas Deus o levou para morar no céu e hoje ele é meu anjinho que cuida de mim. Mas o que eu quero dizer é que eu fico indignada com esses médicos; acompanhando seu blog eu via q a feição do Theo estava se alterando, e mesmo tendo passado por situação parecida eu nunca imaginei q o Theo teria uma hidrocefalia, pq eu acho q ele já deveria ser tratado antes e minimizado o seu sofrimento, mas gracas a Deus que hoje ele está sendo tratado, reagindo bem e, se Deus quiser, logo estará em casa com vc em casa. Não tem como não lembrar do meu filhinho ao olhar para o Theo, por isso eu sempre peço a Deus que cuide do Theo e cure ele. Fique com Deus.
Flávia Renovato
http://www.youtube.com/watch?v=XhEs0_Z1Z3c (Homenagem ao meu príncipe)
Dourados - MS

Anônimo disse...

Deus é fiel, e tá entregando a tua vitória. Esse menino é um escolhido do Senhor, e essa situação vai servir pra ele contar testemunhos no futuro. Deus é com vcs, fica firme.
Beijo

Kamila disse...

Oi Aline. Algum tempo venho visitando o blog e accompanhando a história do Theo, mas nunca havia comentado!

Esse post seu hoje foi fundamental para muitas maes, assim como eu, que era totalmente desinformada sobre isso!!

E quero te falar uma coisa, o Theo e vc são GUERREIROS, e vcs tem uma força incrivel e podem chegar aonde quiser!!

Vcs estão em minhas orações e a cada dia clamo ao Senhor para dar mta mais saúde para o Theozinho e acalentar o seu ♥, ppois como sou mãe, sei que essa jornada pra vc nao deve estar sendo nada fácil!!

Estou te seguindo e qualquer coisa que precisar, so gritar, estou aqui!!


Beijocasss

Michelle Hemann disse...

Eu vou rezar e pedir muito a Deus pela saúde do Théo. Comecei a acompanhar o blog agora mas ele já me conquistou!! Você também maezinha pela coragem e fé!
Abraço

cristina vilela disse...

Infelizmente existe medicos que nao dao a atenção necessaria....e nós temos que ficar espertas...e com muita atenção....o que tenho a dizer para vc...é que o pior já foi...agora daqui para frente voce só vai ter alegrias.....fé em Deus...e que Deus continue abençoando esta familia....pois pelas fotos deu para perceber o maior que esta ao redor de voces...beijos e vou ser sua seguidora pois quero ler as boas noticias que teram daqui para frente.....

Unknown disse...

Froça amiga,Deus está com vcs.Olha o Davi,tem o pc 46,estamos acompanhando mensalmente,mas já fizemos uma tomo,nada de anormal,agora ele vai fazer outra com um ano,o pedi pensou q ele poderia ter hidrocefalia,mas graças a Deus não foi diagnosticado.Mas ele me explicou tudo,do mesmo jeito q vc escreveu...Super bjo e dá um bjo muito gostoso nessa buchecha do Theo..............amo esse menino como se fosse da minha familia....

Elizeni disse...

mto bom seus alertas aline....comc erteza está sendo grande ajuda pra mtas...e até um grande libramento...
nossa fiquei impressionada com a melhora dele..essas fotos mostram bem o quanto ele melhorou!!!
parabéns a família e ao theo guerreiro...
e gloria a Deus!

NEIVA disse...

ALINE, A PAZ DE DEUS. LI SOBRE A VIDA DO THEO E ADMIRO VSC POR ESSA FORÇA, MAS SABEMOS QUE VEM DE DEUS. VOU TE CONTAR UM TESTEMUNHO POIS PELAS SUAS PALAVRAS SEI QUE TEM FÉ SUFICIENTE PARA CRÊ.UMA IRMÃ DE MINHA IGREJA TRABALHA EM UMA CASA QUE O BEBÊ TINHA HIDROCEFALIA. ELA PERCEBEU A CABECINHA CRESCENDO E OS PAIS NÃO. MAS NÃO SABIA COMO FALAR,POR MEDO DA REAÇÃO DELES .E PEDIU A VIZINHA QUE FALASSE COM ELES.ELA FALOU ELES ACEITARAM E FORAM PROCURAR O MEDICO.FIZERAM OS EXAMES E O MEDICO MARCOU A CIRURGIA. A IRMA COMEÇOU A ORAR TODOS OS DIAS PELO BEBE, E DEUS FALOU COM ELA QUE IA FAZER UMA OBRA. ELA NÃO TEMEU E PASSOU ESSA PARTE PARA OS PAIS DA CRIANÇA E CONTINUOU ORANDO. EM UMA MADRUGADA O SENHOR DESPERTOU ELA PARA ORAR PELA CRIANÇA,ELA ACORDOU E FICOU POR UM TEMPO DE JOELHOS EM ORAÇÃO E SENTIA MUITO A PRESENÇA DE DEUS E DEUS MOSTRAVA PRA ELA UMA MÃO PASSANDO SOBRE A CABEÇA DO BEBÊ.TERMINANDO DE ORAR VOLTOU PRA CAMA.ISSO ERAM 4 HS DA MANHÃ.PELA MANHÂ FOI TRABALHAR E CHEGANDO EM SEU SERVIÇO O SEU PATRÃO A CHAMOU E DISSE QUE PRECISAVA FALAR COM ELA, E CONTOU QUE AS 4 HS DA MANHÃ ESTAVA COM A CRIANÇA E COMEÇOU A ESCUTAR UM BARULHO ESTRANHO NA CABEÇA DA CRIANÇA E QUE FICOU MUITO ASSUSTADO,ELA DISSE PRA ELE NÃO SE ASSUSTAR POIS ERA A MÃO DE DEUS TRABALHANDO.OLHA POR HONRA E GLORIA DE DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.A CABEÇA PAROU DE CRESCER E OS MEDICOS FORAM REPETIR OS EXAMES E NÃO TINHA MAIS ENFERMIDADE NENHUMA.DEUS OPEROU AQUELA CRIANÇA.CREIA ESSE DEUS TUDO PODE FAZER PARA AQUELES QUE CREÊM. O NOSSO DEUS É VIVO E TUDO PODE, ELE OPEROU NO PASSADO E CONTINUA OPERANDO,VOU FICAR EM ORAÇÃO POR VCS. UM GRANDE ABRAÇO. A PAZ DE DEUS E QUE DEUS OS ABENÇOE... (GOSTARIA QUE ME ENVIASSE UM EMAIL SE LEU O QUE TE ESCREVI.POIS O MEU DESEJO É DE CONVERASR MESMO COM VC MESMO QUE SEJA POR TELEFONE). NEIVA

NEIVA disse...

ALINE ME PERDOA TENTEI ENViAR PELO MEU EMAIL E NÃO DEU FUI PELO ENDEREÇO DO BLOG MEU EMAIL É: ch_ellyn@hotmail.com

silvana disse...

Olá Aline,entrei no seu blog agora,e apartir de hoje sua familia vai estar nas minhas orações.Porque tudo posso Naquele que me fortalece.Que Deus abençoe sua familia e te de forças e muita fé.

Tita Carré disse...

Força mãe e3 para Deus não há impossivel,não limites fé que tudo há de ajeitar ...beijokas em vc e no Theo...

Briza, Marcelo e Theo disse...

O que vc coloca aqui é uma grande verdade. Muitas vezes, nós, intuladas pelos médicos como leigas e neuróticas, conseguimos ver detalhes que eles com tantos anos de experiência não conseguem.
Logo que o Theo nasceu eu notei que ele tinha um saquinho maior que o outro, mostrei para o pai e perguntei se era normal, afinal eu não tenho um saco para comparar. A resposta foi automática: "Vc é neurótica, fica vendo coisas!".
Mais uma consulta com a médica dele e nada. Ai eu como leiga e neurótica assumida que sou, fiz uma listinha para a pediatra. Passei o mês inteiro anotando tudo o que via e estranhava. Na consulta dos dois meses veio a notícia, o Theo tinha Hidrocele e de lá fomos diretos para o cirurgião pediatrico para fazer o acompanhamento. Ai dá vontade de perguntar: "Kd a neurótica agora?"
Bom, no final a Hidrocele regrediu sozinha e depois de 3 meses de acompanhamento quinzenal fomos liberados (Graças a Deus!!).
Médico tem que aprender a escutar as mães. Só elas sabem realmente o que se passa no dia a dia dos filhos.
Continuo lendo o seu blog. Chorando com alguns posts e rezando para o xará do meu filhote ficar 100% logo!
Beijos