quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chá de Camomila ?





Primeiro vou explicar minhas breves aparicoes aqui.
Theo anda (andava?) super chatinho, na rua eh  impressionante, dorme que eh uma beleza, mas em casa comeca o terror chororo. O choro comeca na hora de mamar, eu acreditando que era refluxo ja estava ficando doida. Mas conheco choro de dor, o dele parava algumas vezes que conversava com ele e ele fazia aquela carinha de manha....Ele nao dormia no peito, e no meio da mamada comecava a esperniar, se contorcer, chorar e eu tinha q tirar do peito pra arrotar, mas ele nao parava e nesse mexe mexe todo acabava vomitando.
Ai ficavamos assim: mamando de 2 em 2h, sendo que a mamada durava 1h e eu tenho q ficar com ele no colo 30min por causa do refluxo. Sobrava 30min pra dormir. Chegou ao recorde de 4h acordado e nesse tempo mamou 5x e colocava tudo pra fora... a noite era o auge, ai durante o dia eu tava um caco...Eu estava exausta, e ele mamando mal e dormindo mal.
Consegui pediatra, mas nossa consulta eh so na segunda-feira e nao consegui adiantar...
Antes de qualquer coisa, (abre parenteses) quero salientar que Theo so mama no peito, cheguei a comprar Nan pra ele antes de descobrirmos o refluxo pois achava q meu leite tava secando. Cheguei sim a dar Nan pra ele em algumas ocasioes, mas depois que o refluxo foi descoberto a pediatra do PA mandou suspender pois segundo ela piora o refluxo e assim o fiz.
Comprei o Nan AR (anti refluxo) pois estou voltando aos poucos a fazer alguns trabalhos, minha mae tem ido comigo, mas levo o Nan em caso ele nao aguente me esperar pra poder mamar. Sou completamente a favor do leite materno exclusivo ate os 06 meses, mas as circunstancias muitas vezes nao permitem, principalmente a volta ao trabalho. (fecha parenteses). Acho sim ruim dar outros alimentos pro bebe antes dos 06 meses se a mae tem leite o suficiente e nao trabalha, mas ai sao outros quinhentos e essa eh minha opiniao, eh o que faria se nao precisasse trabalhar. Mas nao sou radical em dar uma mamadeira ou outra em determinadas circunstancias e um chazinho agora que descobri que fez muito bem pro MEU bebe! Nada de radicalismo por favor, mas inserir solidos pra um bebezinho menor de 06 meses nao acho legal. Ponto.
No auge da minha exaustao, estresse, tive a brilhante ideia de dar um chazinho de camomila pra ele antes de dormir a noite ontem. Dei um banho quentinho relaxante, dei o cha (20ml) daqueles de saquinho mesmo e peito e o resultado foi o seguinte:

21hrs- banho, cha de camomila(20ml) e peito.
21:30hrs dormiu
01:30 acordou - ainda sonolento- troquei a fralda com ele pescando, dei meu leite materno na chuquinha pois como ele dormiu muito (quase o triplo que o normal) meu peito encheu demais e alem de doer ele nao consegue pegar quando fica muito cheio. Tirei 120ml de leite do meu peito, mas ele so mamou 40ml mais ou menos pois estava caindo de sono e dormiu!
03:15 acordou novamente um pouco mais espertinho, mamou uns 80ml e dormiu denovo.
06:00 acordou espertinho, mamou mais uns 80ml e dormiu rapidinho com a mamadeira na boca.
08:30 acordou muito esperto, troquei a fralda dei os remedinhos do refluxo e tive q tirar leite novamente pois ja estava muitas horas sem dar o peito, tirei mais 140ml com a bomba do meu peito, ele mamou uns 90ml e capotou denovo.

Acho que fiz o cha concentrado demais, nao sei! Fiz um sache pra uma chicara como se manda, e ele tomou 20ml... sera q foi demais???? Enfim, pra mim o que importa eh que funcionou! Hoje a noite vou fazer mais ralinho. O cha de camomila vai entrar hoje mesmo pra nossa rotina de dormir!
O que me deixou  mais animada eh que quando ele fica calminho assim ele mama bem, sem vomitar pois dorme e nao fica agitado se mexendo, e mae que tem filho com refluxo sabe o quanto temos medo do bebe nao ganhar peso e desenvolver problemas por causa do exesso de vomito. Durante esta noite toda nem regurgitar ele regurgitou! E isso sim eh melhor que ter um filho dormindo, eh saber que esta ajudando a ele nao colocar tudo pra fora!

Achei essa materia hoje sobre o cha de camomila embora nao seja o caso de colicas do meu filho, mas achei uns dados interessantes:

Os fatos: A cólica - que faz com que um bebê saudável grite e chore - pode ser uma das partes mais estressantes dos cuidados com recém-nascidos. Embora sua causa seja incerta, existe evidência de que a cólica se origine, em parte, do desconforto gastrointestinal. Isso pode explicar por que o chá de camomila, que segundo pesquisas acalma espasmos intestinais, é há tempos um remédio caseiro para cólica. Vários estudos examinaram sua utilidade, considerando a camomila simples, barata e razoavelmente eficaz.
Um relatório da Academia Americana de Pediatria em 2007 avaliou dois desses estudos, incluindo um ensaio clínico randomizado envolvendo 68 bebês com cólica, porém saudáveis, com 2 a 8 semanas de vida. Um grupo recebeu chá de ervas (servido quente ou frio), feito basicamente com camomila alemã, e o outro tomou chá de placebo.
Os cientistas relataram que cada bebê tomou até 150 mililitros ¿ um pouco mais de meia xícara ¿ de chá ou placebo a cada episódio de cólica, não mais que três vezes ao dia. Após uma semana, "os pais relataram que o chá havia eliminado a cólica em 57% dos bebês", contam os pesquisadores, "enquanto o placebo foi eficaz em apenas 26%. Nenhum efeito colateral foi observado nos grupos."
Outros estudos tiveram resultados similares. Especialistas dizem que reações alérgicas à camomila são raras, mas é possível fazer um teste passando um pouco da erva na pele. Se não ocorrer vermelhidão, seu uso deve ser seguro.
Tradução: Amy Traduções
The New York Times
 E esses dados tambem sobre o cha:
Chá de camomila
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.
O conhecido "chazinho de camomila" é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça. As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.
O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.



Fonte: Jardim de Flores

16 comentários:

JENIFFER disse...

Adorei seu post, vc simplismente respondeu tudo que eu queria saber,eu tbm andei dando chá pro meu filhote (q a pediatra não nos ouça) e ele dormia que era uma beleza,mais eu dava chá de Funcho (acho q é assim que escreve Funcho)rsrsrs então, ele ficava calminho o de camomila tinha medo dele ficar meio grogue, agora estabeleci uma rotina pro Gustavo procuro dar mama e banho nos mesmos horarios e estou observando ele realmente ta ficando menois agitado com essa rotina pq agora eu sei quando ele chora de sono, então antes dele ficar exausto por causa do sono, eu ja coloco ele no bercinho ai ele dorme com sorriso no rosto,acho que agora to entendendo meu filho.

DianaRamlow disse...

Ei Ae acho q vou adotar esse chazinho de camomila tb..ihihi
Heim,pelo jeito nos acordamos quase no mesmo horario pra alimentar nossos bebes,o Rhyan ta acordando mais ou menos nesse horario agora,pois logo no inicio ele nao dormia durante a noite e eu ficava um caco..aushuahs
tudo de bom pra vcs,e boa sorte com o cha,tomara q continue funcionando..
beijos

Danielle Donda disse...

GATA, EU TOMEI HORRORES DE CHÁ QDO BEBE...
NOS, MULHERES DE 30 ( OU MAIS) SEMPRE TOMAMOS CHÁ NAS NOSSAS INFANCIAS....

E ACREDITE!! NEM MORREMOS!!!
ESTAMOS AI, FIRMES E FORTES, E REPRODUTORAS!!
KKKKKKKKKKKK

SOU SUPER A FAVOR DO CHÁ!

Fabiana Poleze disse...

Ei amiga adorei a materia estava procurando algo a respeito sobre chá de camomila, estou com medo de dar pra minha bb ela so tem um mes, mais estou com muuuuiita vontade de dar o cha de camomila, quantos meses tem seu bb?
Bj!

Unknown disse...

nossa vrdd tomei tanto cha e m me lembro de ter prejudicado em nada.

Unknown disse...

nossa vrdd tomei tanto cha e m me lembro de ter prejudicado em nada.

Unknown disse...

nossa vrdd tomei tanto cha e m me lembro de ter prejudicado em nada.

Unknown disse...

nossa vrdd tomei tanto cha e m me lembro de ter prejudicado em nada.

Unknown disse...

Oi querida gostaria de saber se você coloca um pouquinho de açúcar e qual a idade do seu bebe quando deu o cha pela primeira vez minha filha está com 45 dias. Obrigada

Unknown disse...

Oi sempre dei chá de camomila pra minhas filhas quando rescem nascidas uma tem depósito e outra doze anos, agora estou gravida de novo e vou seguir a mesma coisa, nunca exagerar um pouquinho no eu do dia pois faz efeito mas a noite. Tenho 40 anos e áprendi com minha mãe a cuidar das meninas e quase não deram trabalho e nem cólicas. Adorei a postagem

Unknown disse...

Sou Rosângela Adão meu esposo kkll..

Unknown disse...

Estou gravida de novo e o chazinho vou dar de novo. sem exageros para não prejudicar o bebé. Rosângela.

Unknown disse...

Estou gravida de novo e o chazinho vou dar de novo. sem exageros para não prejudicar o bebé. Rosângela.

Unknown disse...

Sou Rosângela Adão meu esposo kkll..

Unknown disse...

Oi sempre dei chá de camomila pra minhas filhas quando rescem nascidas uma tem depósito e outra doze anos, agora estou gravida de novo e vou seguir a mesma coisa, nunca exagerar um pouquinho no eu do dia pois faz efeito mas a noite. Tenho 40 anos e áprendi com minha mãe a cuidar das meninas e quase não deram trabalho e nem cólicas. Adorei a postagem

Unknown disse...

Oi sempre dei chá de camomila pra minhas filhas quando rescem nascidas uma tem depósito e outra doze anos, agora estou gravida de novo e vou seguir a mesma coisa, nunca exagerar um pouquinho no eu do dia pois faz efeito mas a noite. Tenho 40 anos e áprendi com minha mãe a cuidar das meninas e quase não deram trabalho e nem cólicas. Adorei a postagem