terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sobre ser uma boa mae...

Ta dificil arrumar tempo pra vir aqui, cada vez mais dificil pois agora Theo fica bemmmm mais tempo acordado e nao gosta nada de ficar no carrinho olhando para as paredes, eu tenho q brincar com ele o tempo todo senaoooooo rs... mas ta a coisa mais risonha do mundo, basta falar com ele que ja abre logo um sorrisao.
Agora ele dormiu, tenho varias coisas pra fazer, mas quis vir aqui desabafar sobre um assunto que tem me atormentado, por mim mesma e pelos outros que como sempre nao param de dar opiniao sem serem chamados.
Vou comecar falando do meu problema da hiperlactacao. Quem me acompanha sabe um pouco do que passei. Tentei de TUDO, e nesta ultima semana senti  que meu peito parou de encher, por um lado otimo, mas quando o Theo pegava, jorrava leite e ele engasgava me dando varios sustos, logo depois vomitando, chorando. Ai comecei a tirar um pouco mesmo o peito estando vazio, mas a minha bombinha eh manual e nao esgota o peito so tira o excesso, e mesmo com o peito murcho, ele mamava e tudo se repetia. Fui fazendo isso e intercalando com Nan. Comecei a tomar o remedio que a medica passou o Allestra 20, e agora tenho "pouco" leite, mas quem disse que o Theo quer? Tenho tentado oferecer o peito a cada mamada, mas ele so mama direito de vez enquando. Sei que pode ser pela mamadeira, muito mais facil pra ele entao quando esta com muita fome simplesmente nao quer o peito. Sinceramente, abrindo meu coracao eu desisti. Foram muitas tentativas, muito choro, mas nao deu. E o que adianta ele voltar a mamar no peito so por mais 1 mes pra depois eu ter q dar LA pra ele pra voltar a trabalhar... ?
Todas as vezes q vou dar mamadeira pra ele vem um e fala: da o peito!!!! E hoje foi um dia q meu marido disse isso e eu desabei. Ele so fica em casa a noite e na ultima semana tem trabalhado ate tarde, nao sabe do que eu passo aqui durante o dia e nem durante a noite pq dorme um sono profundo. Ninguem ficou comigo 24hrs por dia e viu com os proprios olhos o que eu fiz e o que acontecia quando eu tentava dar de mamar no seio.
Isso tudo comecou a gerar a seguinte questao na minha mente: Sera que sou boa mae????
Nao consigo mais amamentar meu filho no peito, tive uma cesarea e nao um parto normal, sera que sou boa mae????
Nao posso pagar vacinas particulares (so vou pagar a de meningite), sera que sou boa mae por nao dar um jeito e arrumar a grana????
Vejo maes fazendo cada coisa com seus filhos que na minha cabeca eh frescura, mas sera que elas nao seriam maes melhores do que eu????
Eu sou uma mae bem sem "frescura" ou sou uma mae relaxada? Sera que amo menos meu filho do que outras maes que fazem sacrificios maiores dos que eu fiz?

19 comentários:

Gabriela Teixeira disse...

Ainda vou passar por essa esperiência na minha vida daqui a alguns meses, mas já coloquei na minha cabeça que oq for melhor para meu filho eu vou fazer... se Theo não quer mais o peito é uma instinto e uma vontade dele e não sua, vc oferece e quer que ele mame mas se ele não quer oq vc pode fazer?! Ele esta saudável, gordinho e muito fofo, esbanjando saúde, dá para ver nos vídeos e nas fotos a felicidade desse garotão! Vc é uma ótima mãe por isso! Vou desencanar desde já em relação ao peito, se eu tiver leite e meu filho for um bom pegador de "tetas" hehehe eu vou amamentar concerteza, se ele não quiser ou eu não tiver leite, não vou me culpar (espero que não) por isso...o importante é que ele esta se alimentando de outra forma e a mamãe não deixa ele passar fome...
conheço muitos bebes que nunca tomaram leite materno e hj depois de grandes são super saudáveis e feliz!
A minha mãe alimentou minha irmã mais velha e eu no peito por 1 ano.. a minha última irmã não pegou peito de jeito nenhum, minha mãe tinha leite mas ela não pegava o peito..hj ela tem 19 anos e ssmpre foi saudável.. vai entender nosso bebes neh?! Uns pegam, outros não... acho que eles já nascem preparados para tudo, para L.A ou L.M! Confie em vc...vc é uma ótima mãe!

Camila disse...

olha Aline, eu não estou aki pra julgar, mas só nós, mães, q passamos o dia e a noite toda com o bebê...é q sabemos o quanto nos dedicamos a ele, então, eu axo q se fazemos o q axamos estar fazendo bem ao nosso filho e se é a única maneira de deixa-lo tranquilo, sem dor... sim! Nós somos uma boa mãe, pq sabemos cada chorinho dele, conhecemos cada gemido de fome, cólica... enfim...mãe é isso... principalmente as de 1° viagem, é ouvir dos outros conselhos e ter duvidas se esta errando ou acertando!

beijos ! S2

Dina Ulbrich disse...

Amiga por se preocupar vc é boa mãe sim, vc fez o que pode, qse o impossivel... não se martirise... Confie na sua intuição, eu acredito muito em vc cm mãe! Acredite tmbm.

* SOL * disse...

Nossa Aline, acompanho seu blog desde qdo vc estava gravidinha do Théo, lógico que vc é uma super mãe, pois está fazendo o melhor pro seu filho, eu tenho uma filha de 14 anos, amamentei só uns 10 dias, meu proprio GO me deu remédio pra cortar o leite pq deu mastite num grau elevado e isso estava prejudicando minhas glandulas, nem me importei com comentarios impertinentes,pois não aguentava ver minha filha chorar de fome, foi criada com Nan, dei as vacinas gratuitas, pois tambem não tinha como pagar as particulares, e ela é uma menina linda cheia de saúde! Siga sempre seu coração, não ligue pros comentarios não, precisei fazer uma cesarea com ordem médica, e agora terei que fazer outra, não esquento, só quero que meu BB venha com saúde e que eu tenha condições de cuidá-lo sempre! Bjus

Luciana disse...

nada de culpa, amiga!!! é claro que vc é uma excelente mãe, e no fundo vc sabe disso! Não escute muito os outros, pois so vc sabe o que esta sentindo e vivendo. Bjs

Caryorker disse...

eu estou com um bebe EXATAMENTE da mesma idade do Theo, e estou EXATAMENTE com as mesmas paranóias que voce...se eu sou relaxada, se nao cuido direito, minha culpa nao conseguir dar o peito...
lembra uma coisa: só VOCE ama o Theo com o amor de mae... ESQUECE as xiitas da maternidade que na minha opiniao tinham quem estar penduradas em árvores com os homens das cavernas e cuida dele DO SEU JEITO!
um bj.

JENIFFER disse...

Ei vamos parar com essa bobeira,claro q vc é uma super,ultra mega mãe,só nos mães sabemos o quanto é dificil amamentar,olha eu amo amamentar meu filho, mais nem por isso eu deixo de assumir q é uma tarefa muito dificil e cansativa,vc fez o que pode mais não deu,só pra te animar um pouquinho,olha meu caso,Gustavo toma Nan desde 29 dias de vida sabe pq? pq eu estava exausta de levantar a cada 30 min pra dar mama ele,pq ele mamava a cada 5 min e dormia,pronto resolvi por dar o Nan,e nem por isso eu vou me achar uma pessima mãe,não to prejudicando meu filho em nada,ele nunca adoeceu,tá parecendo um leitãozinho e uma criança super feliz e super saudavel,eu tbm fiz cesarea,por opçao,meu filho ganhou nota 10 de Apgar,tbm não dei a vacina de 2 meses pq custa R$750,00 as 3 doses,quanto a da miningite aki na minha cidade é gratis,doenças não tem jeito elas aparecem,com vacina ou sem vacina,claro q a vacina ajuda,então minha flor desincana e cont amando seu filho como vc fez até agora e siga seu coraçao,quantos as pessoas q falam,ignora absorva pra vc só as coisas boas,o resto é resto.Bjo pra vc e seu filhote q tá uma gostosura,e nos videos nós vemos a criança feliz q ele é. Desculpe pelo testamento rsrsrs

lilah disse...

Olá! Valeu por visitar meu blog!
Então, prisão de ventre no bebe não é moleza, né? O suquinho de laranja eu faço no copo e passo no coador pra mamadeira e dou a ela. Ela adora!!
Bjo!

Carolina disse...

vc é uma otima mãe pode ter certeza e seu filho a ama muito independente de dar o peito ou não vc em casa ou não e vc e ele vão sofrer mais se adiarem mais a mamadeira pq depois vc não vai estar ao lado dele e ele ainda não vai está acostumado com o mama e vai ser pior .... Tenho um filho de 7 anos passei por coisas pareidas ou pior pois somos 3 eu minha mãe e ele voltei a trabalhar quando ele tinha 4 meses e depois de rapidos 7 anos (pq passa muito rapido)sabe oq eu esculto dele??.... Você é a melhor mãe do mundo ... simplesmente pq eles sabem e entendem plenamente todas as necessdades e situações ... fika tranquila vai dar tudo certo pode acreditar

Bia disse...

Olha Aline, acho que ser Mãe é, além de tudo, estar disposta a errar. Culpa é natural, mas se tu estás fazendo o que tens ao alcance por que tê-la?
O Theo está lindo, parabéns!
Bianca-RS

Paloma Varón disse...

Oi, Aline, cheguei ao seu blog pr acaso e senti vontade de te abraçar. è porque também passei por isso e a minha filha acabou preferindo a mamadeira. Não se culpe, vc não é menos mãe por isso. É claro que vc é boa mãe, não importa o parto e o quanto conseguiu amamentar. Como vc mesma disse, é vc que está com ele o dia todo (e as madrugadas), vc que sabe o limite de cada um (seu e do Theo), não aceite que ninguém venha te dizer. Vc já procurou ajuda da médica, isso é bom. Se tiver vontade, peça a ela ou ao pediatra que te dê mais orientações. Mas se quiser desistir, é uma decisão sua, devido a uma série de fatores e ninguém pode te culpar por isso! Não se culpe, seu bebê é lindo e saudável e isso é mais importante que qualquer coisa (e opinião)!
Beijos

DianaRamlow disse...

Querida Aline..nao se culpe por nada,vc melhor do que ninguem sabe das dificuldades que passa com seu filho,tenho acompanhado sua luta pra amamenta-lo,imagino que deve ser super dificil essa situação,no inicio meus seios racharam e eu chorava pra amamenta-lo e por vezes pensei em desistir,e muitas pessoas me criticaram pq dei nam algumas vezes,hj graças a Deus nao preciso mais,mas se nao tivesse outro jeito nao me culparia por isso nao,nos melhores do que ninguem sabemos o q e melhor pros nossos filhos,se o theo nao esta conseguindo se alimentar direito mamando so no peito qual problema de complementar??nao vejo mal nenhum nisso.
Como ja disse,nao se culpe,vc nao é pior mae por isso..pelo contrario esta de parabens por toda sua luta..vc tem a minha admiração..

Cheilinha disse...

Briigada pela dica flor...e pode ter ctz q vc é uma ótima mãe, a gente pôde ver isso por cada post jáh apaixonada pelo Théo , antes dele nascer e td esse carinho q vc passa pra gente á cada post novo.
Bjs.

Tatiana Bachur disse...

me recuso a comentar seu post! páre de pensar isso! vc é uma boa mãe sim! escrevi pra vc no orkut e te liguei, mas o fone tá fora de área!
beijos e fique bem!

@euanitabanana disse...

Oi Aline, eu sigo vc no twitter mas como vc não me segue, vim comentar aqui depois de ler seu post. Tenha certeza de que é boa mãe sim, vc não tem idéia de tudo o que já vi no meu trabalho como pediatra! Acompanhei seu problema da hiperlactação e mesmo sem te conhecer dava pra ver o tanto que vc tava preocupada e o quanto queria amamentar! Vc está fazendo o melhor para "o seu filho". Cada criança é uma e cada mãe é uma. E sempre vai ter alguém pra dar um palpite contra, seja qual for. E até os maridos, eles não entendem o sentimento de responsabilidade que temos... E finalmente, o problema das vacinas, relaxa, o governo vai colocar no calendário a vacina anti meningo e anti pneumo, entram em março. Eu tb não poderia pagar e ia me sentir péssima, pois trabalhando em hospital estou mais exposta, medo de trazer os 'bixinhos' pra casa e tal... mas felizmente é uma preocupação a menos!! Relaxa menina!! Me dá follow no twitter pra conversarmos mais! Beijos pra vc e Theo

Gabriela Cavalcante disse...

Oi Aline acompanho seu blog há um tempão, mas nunca comentei, com esse relato não podia deixar de dizer q vc é uma ótima mãe!!! Tb estou passando pelo mesmo problema, meu filho tem 2 meses, por causa da choradeira e do cansaço de ter q amamentar toda hora e de ouvir seu choro de fome, resolvi dar algumas mamadeiras de Nam, e agora ele prefere a mamadeira, eu dou o peito, ele mama um pouco e já começa a ficar desesperado, aí eu dou a mamadeira, no começo me senti péssima tb, mas agora relaxei. Continuo oferecendo o peito mas desencanei, ele está mto bem e o Théo tb!

Gabriel Medeiros disse...

Alineeeee para de bobeiraaaa mulher!
Se você ama o theo isso já diz tudo!
Você AMA ele..então você é uma boa mãe.
Tem tanta criança que tem do bom e do melhor...vacinas particulares..babás..um milhão de coisas e não tem uma mãe que a ama.
Levanta a cabeça e da a volta por cima!
O theo ta lindo e todo grandão.
Ta com saúde e abre o sorriso para você. ( sinal que ele tb te ama).
então para de ficar se torturando com essas perguntas e pense o quanto você ama ele e o quanto ele te ama.

tudibaum procê!
E se alegra!
bjos

Lizy disse...

Pois é, que nada, todos são iguais...rsrsr

Gesli disse...

Oi tudo bem/ parabéns pelo baby lindo, vi seu recadinho no twitter e bebês não pagam taxas e nem passagem de avião, porém eles não tem direito a bagagem a não ser de mão!
bjus
Gesli